segunda-feira, 1 de março de 2010

5
Say What?


Às 29 semanas de gestação, todos os projectos profissionais tiveram de ficar em suspenso. Com uns dias a sentir a barriga dura de vez em quando, decidimos ir à Maternidade para ver se estava tudo bem.

Por volta das nove e tal da noite, chegámos às urgências da Maternidade Alfredo da Costa. Fui encaminhada para a sala de triagem e soube que não era a equipa da minha médica que estava de serviço. Ok.

Como não sabia o que me esperava, encaminharam-me para uma outra médica, demasiado brusca para o meu gosto. Bom, tinha mais era que aguentar.

Estava um bocado (no mínimo) assustada. Mandaram-me para uma sala, onde estavam mais duas grávidas com a barriga ligada a uma máquina chamada CTG. Sabia lá eu o que raio isso era!
A enfermeira mandou-me sentar e também me ligou àquela máquina estranhíssima, presa por dois elásticos e com dois eléctrodos nas pontas. Depois foi-se embora. E eu sem saber ler nem escrever o que estava para ali a passar, para que é que aquela coisa servia e o que é que ia acontecer a seguir.

Passado uns 20 minutos, apareceu uma médica, pegou na folha com uns gráficos misteriosos que a máquina estava a cuspir e disse: o CGT está óptimo. Logo veio outra médica seria, se não estivesse só com 29 semanas. Eu estava tipo burro a olhar para um palácio. E depois, fazer perguntas, ‘tá quieto ó mosca. Era cada resposta mais torta, que nem tinha coragem!
Mandaram-me para outra sala para “ver o colo”. Okeiiiii, podem traduzir por favor?

Eu já estava em brasa. O meu mais que tudo cá fora aos papéis, à espera. Eu sem poder dizer nada. Outra médica ainda manda-me entrar para uma sala minúscula com um aparelho de ecografia. Ok, até aqui tudo bem. Fixe. Entram-me três médicos (dois rapazes, de certeza fresquinhos da faculdade e uma rapariga também ela nos seus vintes e poucos anos) pela salinha microscópica adentro e ficam ali especados enquanto eu me deitava na maca, já em pânico. Alguém me pode explicar o que se está a passar? Eu só quero é ir para casa!!!
Que desconforto. Isto de despir assim, sem mais nem sopas, com tanta gente a assitir, não é a minha actividade preferida…

Lá fizeram a eco e só ouvi a médica dizer: Bem, vamos hidratar. Vai ali para aquela salinha, vão dar-lhe um saco para pôr os seus valores e a sua roupa, despe-se que a auxiliar vai dar-lhe uma camisa de noite e uns chinelos e fica lá deitada. Hum… pôr a minha roupa num saco??? Vestir uma camisa de noite??? Ficar deitada???? O que é que se está a passar???

Assim o fiz. A auxiliar, uma grande querida, trouxe-me as coisas e eu, como sou muito bem mandada, vesti a camisa de noite e pus a roupa num saco branco. Tem alguém lá fora consigo? Pois, tenho. Mas pode explicar-me, por favor? Ah, a senhora vai cá passar a noite a soro, a hidratar, porque está com muitas contracções e pode entrar em trabalho de parto… O QIUÊÊÊÊ????? Só pode estar a brincar!!(cont.)

Sem comentários:

Enviar um comentário